Buscar
  • Sandro Silva

Quem sou eu?

Atualizado: 2 de Dez de 2020

Meu nome completo é Sandro Gonçalves Silva, tenho hoje em 2020, 47 anos de idade. Nasci em Rio Bonito, na região dos lagos no Estado do Rio. Porém, muito jovem fui para o noroeste fluminense onde estudei em colégio estadual até terminar o ensino médio.


Iniciei a faculdade de Engenharia industrial Metalúrgica na UFF em Volta Redonda no ano de 1991 onde iniciei uma especialização na área de soldagem, com estágio no setor automotivo da então Brasinca-Minas SA em Pouso Alegre, desenvolvendo o processos de soldagem por resistência elétrica a ponto (Spot Welding) na linha de produção da Scania.


Em 1998 iniciei o mestrado em Soldagem e Ensaios Não Destrutivos na COPPE/UFRJ desenvolvendo o primeiro software para processamento de sinais e construção de imagens do interior dos cordões de solda de tubos e vasos de pressão através da técnica TOFD (time of flight difraction).


No ano de 1999 iniciei na Gerdau Usiba (Bahia), única Siderúrgica integrada a redução direta a gás do Brasil. Atuei em desenvolvimento de produtos, processos, Espectrometrias de emissão óptica e de raios-x, laboratório de ensaios mecânicos, metalografia e era o supervisor de Radioproteção na unidade responsável pelos medidores nucleares do Lingotamento continuo. Na Usiba trabalhei com máquinas de Lingotamento Rocop (obsoleta) e Concast de ultima geração. A Usiba se tornou inviável devido aos aumentos do preço do gás natural e do minério de ferro encerrando suas operações em 2016.


Entre os anos 2003 a 2013 dei aulas em cursos de engenharia de produção (antiga Unibahia), técnico Metalurgia (IFBA) e no curso de tecnólogo de inspeção de equipamentos e soldagem no Senai Cimatec. Meu foco eram as disciplinas de processos de fabricação, metrologia industrial, ciências dos materiais, soldagem, ensaios não destrutivos, siderurgia, metalografia e ensaios mecânicos.


Em 2013 fui trabalhar na Gerdau Pindamonhangaba na área de acabamento onde atuei com inspeção por partículas magnéticas, ultra som, Eddy current, inspeção visual e destinação de produção não conforme e depois transferido para ser responsável pela engenharia de processos e produtos do Lingotamento continuo de aços especiais. Nesta posição tinha o desafio de reduzir as Perdas por defeitos em tarugos, destinar produtos não conforme e responder as reclamações de clientes do setor de autopeças e montadoras.


De 2016 até então, atuei em engenharia de materiais para a área de manutenção da Paranapanema em Dias D'Ávila na única planta produtora de cobre eletrolítico do Brasil. Prestei assistência técnica para a Siderúrgica AVB em São Paulo e nos lingotamentos contínuos da siderúrgica Ternium no Rio de Janeiro.


Em 2017 iniciei o planejamento visionário de projetos de Indústria 4.0 para o setor siderúrgico. Idealizei cerca de 30 soluções para problemas do setor de siderurgia de aços longos. Na qual parte está em andamento em processos confidenciais de desenvolvimento e parte é mostrado no livro A Fantástica Fábrica de Aço de minha autoria e lançado neste ano de 2020 com apoio do projeto Futuros Autores.


Atualmente, trabalho numa startup de tecnologia com desenvolvimento de Indústria 4.0 em variados setores: siderurgia, geração energia, compra/venda de empresas, produção de pescados e ensino profissional e conduzo o projeto originado do livro.


A Fantástica Fábrica de Aço é um livro onde conto experiências de chão de fábrica, envolvendo Processos, Produtos, Equipamentos, Pessoas e Qualidade. As características de alguns aços da indústria siderúrgica são inseridas em contos para que o leitor tenha a ideia do dia a dia de uma siderúrgica e da tratativa de cada problema . Ao mesmo tempo, consultas técnicas em função do livro demandaram cursos on-line com ênfase na prática do dia a dia da siderurgia de aços longos, logo então, surgiu o projeto A Fantástica Fábrica de Aço com diversos canais de comunicação com o público da área industrial metal-mecânica, estudantes e profissionais.



24 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

(21) 99932-9769

  • LinkedIn
  • Twitter

©2020 por A Fantástica Fábrica de Aço. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now